Pharmaceutical Technology Brasil Ed. 3-23

Pharmaceutical Technology 4 4 Edição Brasileira - Vol. 27 / Nº3 Se você é gerente de marca ou líder de pesquisa e desenvolvimento, sabe que fornecer um produto confiável e de alta qualidade que os consumidores dese- jam — e confiam — é fundamental para o sucesso do seu negócio. No entanto, existem diferenças sutis e marcantes que podem afetar a escolha do consumidor. Os ingredientes clean label estão se tornando cada vez mais essenciais. Da mesma forma, a aparência visual dos produtos, como forma, tamanho e cor, desempenham um papel significativo na distinção do seu produto e na obtenção da preferência do consumidor. Embora os clean labels estejam cres- cendo como resultado da opinião do con- sumidor, o termo não é especificamente definido ou regulamentado. É mais prová- vel que um produto seja considerado clean label se os ingredientes forem em menor quantidade, reconhecíveis, pronunciáveis, derivados naturais (em vez de artificiais), não transgênicos e sustentáveis. Superando os desafios de desenvolvimento e fabricação A metodologia de compressão é um método popular de fabricação de produtos nutricionais, pois é eficiente e econômico. Os comprimidos são fáceis de revestir, embalar e transportar, e têm uma vida útil longa. No entanto, devido aos tipos de ingredientes usados nesses itens, os fabricantes de suplementos alimentares e dietéticos geralmente usam compostos com sabores e odores desagradáveis; eles também podem ser difíceis de comprimir e sensíveis à umidade atmosférica. Os formuladores frequentemente en- frentam desafios com núcleos frágeis de comprimidos que quebram facilmente, além de implicações de prazo de validade devido à ingredientes sensíveis à umidade e ao oxigênio. Os fabricantes procuram superar esses obstáculos com ingredientes mais inovadores que também se benefi- ciam de um desempenho de fabricação eficiente e consistente, ao mesmo tempo em que atendem à crescente demanda do consumidor por ingredientes label friendly e aos complexos requisitos regulatórios do ambiente alimentício. Com o aumento da pressão dos consu- midores por ingredientes label friendly , há um esforço contínuo para eliminar o uso de dióxido de titânio (TiO2) em produtos que são regulamentados como alimentos. Por muitos anos, a indústria confiou no TiO2 como opacificante em revestimentos de comprimidos. Ele fornece um acabamento branco que cobre os núcleos manchados, tornando os comprimidos mais comercia- lizáveis enquanto protege os ingredientes ativos da degradação. A União Europeia tomou uma decisão contra o uso continua- do de E171 (TiO2) como aditivo alimentar. Para se manterem competitivos e satis- fazerem os consumidores, os fabricantes buscam cumprir este regulamento usan- do ingredientes sustentáveis que sejam label friendly e, ao mesmo tempo, não comprometam a qualidade do produto, a eficiência de fabricação ou o custo de uso. As empresas fornecedoras precisam obter os melhores excipientes da categoria e revestimentos totalmente formulados e label friendly , para que os fabricantes nutricionais possam reduzir a complexi- dade e acelerar o tempo de lançamento no mercado, ao mesmo tempo em que fornecem produtos de alta qualidade que os consumidores valorizam e confiam. Esta é uma grande oportunidade para explorar novos reves- timentos que servirão à sua marca por muitos anos sem riscos de obstáculos regulatórios. Fabricação A formulação principal também deve considerar os materiais, tolerâncias e métodos que serão usados na produção para garantir que o produto possa ser fabricado de forma consis- tente e com alta qualidade.

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