Notas de Interés
GELITA amplia leque de açöes de responsabilidade social
A empresa tem adotado uma bem-sucedida política de otimização de recursos hídricos.

 

 

Alinhadas ao novo valor corporativo da GELITA - que traduz os cuidados com as pessoas, a sociedade e o meio ambiente -, as ações de responsabilidade social da empresa podem ser observadas em suas três plantas industriais brasileiras e nas práticas cotidianas dos mais de 300 funcionários locais.

 

Com o objetivo de promover crescimento econômico, sem agredir o meio ambiente ou prejudicar o desenvolvimento da sociedade, a empresa tem adotado uma bem-sucedida política de otimização de recursos hídricos. Somente entre 2014 e 2015, houve diminuição de 11% no consumo de água por tonelada de gelatina produzida na planta de Mococa. Na planta de Maringá, a queda foi de 13%. [m3/t]

 

A adoção de sistemas de tratamento de recursos hídricos, de projetos de minimização de consumo e de reaproveitamento de água integra o Programa de Excelência Operacional GELITA, e faz parte da cultura de inovação e constante melhoria de processos da empresa.

 

Dentre os projetos que o programa contempla, o uso racional de todos os insumos produtivos tem grande destaque, a começar pela energia elétrica. Entre 2014 e 2015, a empresa obteve diminuição de 10% no consumo de energia elétrica por tonelada de gelatina produzida na planta de Mococa. Na planta de Maringá a queda foi de 6% [kWh/t]

 

Outro insumo cujo uso foi otimizado de forma sustentável é o vapor. Com consequente economia do combustível empregado em sua geração, entre 2014 e 2015 a empresa obteve diminuição de 9,5% no consumo de vapor por tonelada de gelatina produzida na planta de Mococa. Na planta de Maringá a queda foi de 8%.

 

As melhorias de processos envolvendo reciclagem também exibem resultados. A empresa aplica o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em todas as suas fábricas. Em 2015, somente no Moinho de Cotia, a empresa destinou ao reaproveitamento cerca de 5 toneladas de sucata de ferro, 35 toneladas de plástico e 20 toneladas de papel. Outra medida ambiental de destaque reside no uso de filtros que retêm os poluentes atmosféricos emitidos em determinadas fases da produção industrial, como no recebimento, tratamento e depilação de matéria prima. Filtros para conter poluentes atmosféricos também são usados nas caldeiras a biomassa e nas áreas de moagem.

EDIÇÕES VR DO BRASIL