Notas de Interés
Indústria farmacêutica discute pontos de atenção do Guia QTPB
Evento aconteceu na última terça-feira (22) em São Paulo e teve a participação do Sindusfarma e ISPE

 

 

 

 

 

 

O Grupo Polar, líder de mercado na fabricação de elementos refrigerantes, reuniu profissionais da indústria farmacêutica, distribuidores e operadores logísticos para discutir as tendências apontadas pelo Guia de Qualificação de Transportes de Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) previsto para ser divulgado em 2017, além de apresentar as novas soluções para cadeia fria. 

 

Durante a programação técnica foram discutidos todos os itens do Guia, que falam sobre monitores de temperatura, sistemas de qualificação de transporte, excursões de temperatura e monitoramento contínuo de temperatura durante o transporte de todas as cargas de produtos biológicos, ponto de maior polêmica entre os participantes. 

 

“O Guia esteve em audiência pública até o mês de abril de 2016 e a expectativa é que seja publicado oficialmente no primeiro semestre do ano que vem. Ainda não sabemos como será a redação final, mas se mantiver da forma como está hoje, significa que toda e qualquer carga deve ter monitoramento de temperatura, mesmo após a qualificação do transporte”, explica farmacêutica e gerente do Valida Laboratório de Ensaios Térmicos, empresa do Grupo Polar, Liana Montemor.

 

A especialista de validação da Boehringer Ingelheim, Eliane Freire, destacou que a discussão do Guia é muito importante para que haja alinhamento de informações entre as empresas. “Entendo que inicialmente será um pouco complicado para as empresas se adequarem às novas regras, mas no futuro todos terão que trabalhar da mesma forma, por isso eventos como esse são importantes, pois promove o melhor entendimento no desenvolvimento das atividades em cadeia fria”, esclarece.

 

Além disso, também ocorreu o lançamento oficial do Polar Sat Cargo, único sistema de monitoramento de carga que fornece registro de temperatura, posicionamento da carga, informações sobre aceleração, impacto, tombamento, entre outros, durante o transporte em tempo real pela internet.

 

O II Simpósio Grupo Polar aconteceu em São Paulo na última terça-feira (22) e reuniu mais de 100 pessoas, entre elas representantes de empresas como Roche, Novartis, AstraZeneca, Boehringer Ingelheim, Sanofi e Baxter. Também contou com a participação do presidente da Associação Internacional de Engenharia Farmacêutica (ISPE, sigla em inglês) Afiliada Brasil, Alfonso Izarra, e do gerente de Boas Práticas e Auditorias Farmacêuticas do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), Jair Calixto.

EDIÇÕES VR DO BRASIL