Notas de Interés
Aché Laboratórios e Ferring Pharmaceuticals assinam acordo
Para pesquisa e desenvolvimento de fármacos por meio da nanotecnologia

 

 

 

 

 

O Aché Laboratórios, uma das maiores empresas farmacêuticas nacionais, e a companhia suíça Ferring Pharmaceuticals, referência global em pesquisa e desenvolvimento (P&D) biofarmacêutico, anunciaram hoje um acordo de colaboração em P&D. A parceria é destinada ao desenvolvimento de plataformas tecnológicas que visam a melhorar a disponibilidade dos medicamentos no organismo, transformando, por exemplo, princípios ativos que hoje são formulados em produtos injetáveis em formulações que poderão ser administradas por via oral, de forma mais prática e sem dor. As pesquisas nesta área proporcionam a redução de efeitos adversos, o aumento da aderência do paciente ao tratamento e a comodidade na administração posológica.

 

No início de 2017, um laboratório conjunto de P&D, batizado de Nanotechnology Innovation Laboratory Enterprise (NILE), financiado por ambas as empresas e administrado por um comitê diretor conjunto, será construído no Instituto de Ciências Tecnológica do Aché, no Núcleo de Inovação Incremental em sua fábrica em Guarulhos (SP). O laboratório irá explorar a nanotecnologia para sistemas de liberação de fármaco, que é o mecanismo pelo qual o medicamento é disponibilizado no organismo.

 

A parceria fechada no ano do 50º aniversário do Aché segue a estratégia da companhia de investir na inovação com foco no cliente para manter o crescimento sustentável da empresa. Para o laboratório, a plataforma é estratégica para acelerar o desenvolvimento de Novas Entidades Terapêuticas, com o objetivo de desenvolver melhores alternativas tecnológicas para produtos existentes. Para a Ferring, a plataforma poderá ser aplicada para formulações baseadas em peptídeos e proteínas que poderão ser administradas por via oral, sendo aplicadas pela empresa em soluções para Saúde Reprodutiva, Gastroenterologia e Urologia.

 

"O desenvolvimento de novas formulações terapêuticas melhorará as características de liberação de drogas. Isso representa uma forte ferramenta estratégica para proporcionar mais vida às pessoas, onde quer que elas estejam", afirma Paulo Nigro, presidente do Aché. “Atuando conjuntamente em P&D, por meio de colaboração e compartilhamento de recursos e habilidades, criaremos um ambiente científico único e capaz de enfrentar os principais desafios em formulações de medicamentos”.

 

"Nossa colaboração está focada no desenvolvimento de novos tratamentos farmacêuticos baseados em nanotecnologia para resolver desafios de biodisponibilidade e atender melhor às necessidades de nossos pacientes", afirma Alan Harris, vice-presidente da Ferring.

 

A primeira iniciativa conjunta da parceria entre Aché e Ferring será o 1º Workshop Internacional de Nanotecnologia do NILE, que acontecerá na capital paulista, em 1º e 2 de dezembro. O evento contará com a presença de importantes especialistas em nanotecnologia de renomados centros acadêmicos do mundo. 

 

EDIÇÕES VR DO BRASIL