Notas de Interés
3M disponibiliza vacina contra a dengue para funcionários
Mais de 1.500 serão vacinados gratuitamente e dependentes dos colaboradores terão desconto de 50% no valor de mercado.

 

 

 

 

 

A dengue é um problema de saúde pública bastante alarmante no Brasil, que em 2016 atingiu aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, causando 642 mortes em todo o território nacional. E a doença não se restringe somente ao espaço residencial: segundo dados da consultoria Gesto Saúde e Tecnologia, no âmbito corporativo, a dengue foi a quinta causa de afastamento de funcionários em grandes empresas, somente no ano de 2015. 

 

Pensando nesse cenário preocupante, há 20 anos a 3M do Brasil realiza campanhas regulares de vacinação para seus funcionários incluindo a vacina contra a gripe, hepatite e febre amarela. Em 2017, a empresa inovou e é uma das pioneiras no Estado de São Paulo a oferecer a vacina contra a dengue para seus funcionários, com a aquisição de 1.530 doses da vacina contra a doença.


Por conta dos 326 casos de dengue registrados nos últimos três anos entre seus funcionários, as unidades que estão recebendo inicialmente o benefício são as localizadas em Sumaré, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, todas no interior paulista. 


 “Nossa prioridade é proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores. Por isso, desempenhamos um calendário regular de vacinação gratuita há duas décadas. No caso da dengue, acompanhamos a epidemia vivida pelas regiões onde estão as nossas fábricas nos últimos anos e trabalhamos de forma intensiva para facilitar o acesso à vacina contra a doença pelos nossos funcionários e seus dependentes”, explica Werther Busato, gerente Médico da 3M do Brasil.

 

Os familiares dos colaboradores também terão acesso facilitado ao benefício por meio de desconto no valor das doses e da possibilidade de parcelamento da quantia. De acordo com o processo de inscrição estabelecido pela 3M, 80% dos funcionários da unidade de Sumaré indicou interesse em estender a vacina aos seus dependentes.
O processo de vacinação oferecido pela companhia deve ser finalizado em 1 ano, já que a vacina contra a dengue é aplicada em três doses, com intervalos a cada seis meses. “A primeira dose da vacina é capaz de proporcionar proteção, mas indicamos a administração de todas as doses para garantir uma imunização duradoura e equilibrada”, explica Busato. 
A vacina que será aplicada é a Dengvaxia® produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur, que é o detentor da única vacina contra dengue homologada pela Anvisa. O medicamento possui eficácia comprovada para os quatro sorotipos existentes da dengue.

 

 

Sobre a vacina

 

Recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra a dengue desenvolvida pela Sanofi Pasteur é a primeira do tipo aprovada no Brasil e ao redor do mundo. Trata-se de uma imunização recombinante tetravalente, ou seja, que serve para quatro sorotipos existentes da doença. Ela é produzida com um vírus vivo atenuado e está indicada para a faixa etária de 9 a 45 anos, na qual ocorrem cerca de 70% dos casos de dengue no Brasil. A quantidade recomendada da vacina é de três doses, com intervalo para aplicação de seis em seis meses. A proteção já é oferecida a partir da primeira dosagem.

 

Além de ser recomendada pela OMS para introdução em países endêmicos, como o Brasil, a imunização da Sanofi também é indicada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e também da Sociedade Latino Americana de Infectologia Pediátrica (SLIPE) e da Associação Latino Americana de Pediatria (ALAPE).

EDIÇÕES VR DO BRASIL