Notas de Interés
Multinacional brasileira Blanver assina acordo para a venda da Itacel
A companhia brasileira vai concentrar esforços nas suas unidades de fabricação de medicamentos e princípios ativos.

 

 

Os acionistas do grupo Blanver assinaram um acordo para a venda da Itacel Ltda. para a Roquette. A Blanver é uma empresa multinacional brasileira do segmento farmacêutico e farmoquímico. A Roquette é uma empresa líder global em ingredientes funcionais alimentícios e excipientes farmacêuticos e opera em mais de 100 países. A Itacel é a divisão de excipientes da Blanver, localizada em Itapevi (SP). Com a venda da divisão de excipientes, o grupo Blanver irá se concentrar no desenvolvimento de suas outras estratégias de negócios: medicamentos e insumos farmacêuticos ativos (IFAs).

 

Em janeiro de 2016, a Blanver adquiriu a CYG Biotech, que atua na produção de IFAs, localizada em Indaiatuba (SP). Em 2017, a capacidade produtiva da CYG será ampliada para atender a demanda da própria Blanver e de outros clientes. Para este ano, R$ 10 milhões serão investidos em equipamentos e tecnologias.

 

A Blanver produz diversos medicamentos para o tratamento de HIV que são distribuídos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por meio de PDPs (Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo) com o Ministério da Saúde e Laboratórios Oficiais. Além disso, a Blanver está desenvolvendo uma série de outros medicamentos em outras áreas de tratamento além de HIV, que serão lançados no mercado brasileiro nos próximos meses atendendo o mercado público e privado. Outra estratégia da companhia é exportar seus medicamentos, primeiramente para países da América Latina e Europa para depois atender outros continentes.

 

Sérgio Frangioni, CEO da Blanver, disse: "Acreditamos que este é o melhor momento para fazer essa negociação, principalmente porque decidimos concentrar nossa expansão em duas outras divisões do grupo que se tornaram muito importantes para nós: Medicamentos e IFAs. Por outro lado, a Roquette tem uma cultura semelhante à nossa e é a melhor empresa para continuar o trabalho que começamos há 35 anos, quando o meu pai fundou a nossa empresa.”

 

Jean-Marc Gilson, CEO da Roquette, acrescentou: “Esta aquisição é um marco no desenvolvimento dos nossos serviços oferecidos à indústria farmacêutica e na expansão da nossa presença em mercados emergentes em rápido crescimento. A liderança da Blanver em excipientes no Brasil e América Latina representa uma significativa adição à nossa capacidade inovadora, aos nossos recursos produtivos e à nossa rede comercial. Como tal, esta aquisição permitirá que a Roquette considere plenamente as necessidades dos nossos clientes em todo o mundo. Ficamos impressionados pelo talento dos colaboradores da Itacel, estamos felizes em incorporá-los à família da Roquette e poder começar a trabalhar juntos.”

 

O profundo conhecimento e a experiência da Roquette na indústria farmacêutica será ainda enriquecido pelo conhecimento especializado de muito tempo da Itacel em celulose, sua infraestrutura e seus ativos. Isto permitirá às empresas recém-combinadas crescerem no mercado de excipientes e estreitarem relações com clientes atuais e novos, antecipando suas necessidades futuras através de soluções novas e cada vez mais inovadoras. A posição no mercado global da Itacel também permitirá à Roquette expandir sua presença na América do Norte, Brasil e América Latina, em resposta ao crescimento dos mercados farmacêutico, nutracêutico e de alimentos.

 

A Blanver ganhou grande reconhecimento no setor farmacêutico com a divisão de excipientes, atuando neste segmento desde a sua fundação em 1984. Hoje, a Blanver é considerada líder no Brasil e na América Latina, além de estar presente em todos os continentes.

 

A finalização da aquisição da Itacel é esperada para ocorrer no terceiro trimestre de 2017 e está sujeita ao cumprimento de algumas condições contratuais. Até então, a divisão de excipientes da Blanver continua 100% de propriedade e gerida pelos atuais acionistas.

EDIÇÕES VR DO BRASIL