Notas de Interés
Evonik lança produto inovador de ômega-3 para suplementos alimentares
Pó com a maior concentração de ácidos graxos ômega-3.

Durante a SupplySide West, que ocorreu em setembro, em Las Vegas (EUA), a Evonik apresentou um produto de ômega-3 inteiramente novo.

 

AvailOm® é um complexo de lisina com alta concentração de ômega 3 com excelente biodisponibilidade e estabilidade. O produto foi concebido para reduzir o número de formas de dosagem diárias, por conter um mínimo de 45% de EPA e DHA.

 

“Com o AvailOm®, o EPA e o DHA são absorvidos como ácidos graxos livres, ou seja, sem a necessidade de conversão enzimática. Dessa maneira, a biodisponibilidade do nosso produto é três a quatro vezes mais alta quando comparada às cápsulas de óleo de peixe tradicionais contendo etilésteres de ácido graxo líquidos”, explica o Dr. Ludger Eilers, responsável pelo setor de Advanced Food Ingredients na linha de negócios Health Care da Evonik.

 

A produção de cápsulas gelatinosas convencionais possui custo elevado e, ainda assim, pouco consegue fazer para proteger o seu conteúdo contra os agressivos ácidos gástricos, o que pode causar um desagradável refluxo com gosto de peixe. O pó do AvailOm®, em comparação, pode ser comprimido, gerando forma farmacêutica sólida pequena de fácil deglutição. Quando combinado com um dos revestimentos poliméricos EUDRAGUARD® da Evonik, o nosso produto também evita o referido refluxo.

 

Um comprimido pequeno de AvailOm® equivale à mesma quantidade de ácido graxo ômega-3 que duas cápsulas grandes de óleo de peixe. É uma maneira conveniente de atender às recomendações dos órgãos de saúde quanto à ingestão de várias centenas de miligramas de EPA e DHA por dia.

 

A matéria-prima do óleo de peixe usada para criar o complexo de lisina ômega-3 de alta qualidade provém de fornecedores criteriosamente selecionados. Além disso, o AvailOm® é fabricado na Europa segundo padrões de alta qualidade. Em todos os testes, o pó comprovou ser extremamente estável e fácil de processar.

 

Além de estar liberado para comercialização nos EUA (tanto NDI como GRAS), a Evonik pretende registrar o produto também na Europa e em outros mercados. O AvailOm® é adequado como comprimido ou cápsula de ômega-3 independente, ou em combinação com outros ingredientes, como vitaminas, para produzir uma variedade de suplementos alimentares amigáveis ao consumidor, em forma sólida ou em pó.

 

Com o lançamento do AvailOm®, a Evonik dá continuidade à expansão de seu portfólio de ingredientes alimentares avançados, um dos seis campos de crescimento em inovação nos quais a empresa está concentrando seus esforços. O portfólio inclui ingredientes que ocorrem de modo natural, com benefícios à saúde cientificamente comprovados, bem como tecnologias nutracêuticas de revestimento que contribuem para assegurar a liberação dos ingredientes no corpo humano no momento certo e no local correto.

 

A Evonik destacou o seu AvailOm®, além de seus outros produtos e serviços de desenvolvimento de formulações na SupplySide West em Las Vegas em seu estande (F115) e em uma apresentação realizada em 27 de setembro. A feira recebeu mais de 15.000 visitantes, o que a torna um dos eventos anuais mais importantes para compradores e fornecedores do mercado nutracêutico global.

EDIÇÕES VR DO BRASIL