Notas de Interés
Aplicativo chega para revolucionar o atendimento farmacêutico
Novo aplicativo oferece a comodidade de receber o farmacêutico em casa para um consulta particular.

 

 

 

 

Há pelo menos três anos a prática da consulta farmacêutica foi homologada por força da Lei 13.021 e de duas portarias do Conselho Federal de Farmácia. Desde então, as farmácias estão se adaptando e, aos poucos, destinando um espaço exclusivo para os consultórios farmacêuticos, onde as consultas podem ser realizadas. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, dados preliminares do Censo Demográfico Farmacêutico feito pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), indicam que já existem 1.453 consultórios farmacêuticos em todo o país. Mas não são apenas as farmácias ou redes que estão investindo nas consultas farmacêuticas. 


Farmacêutico-bioquímico com doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Dr. Niraldo Paulino tem mais de 20 anos de experiência no ramo. Com todo o conhecimento adquirido, tanto na teoria, quanto na prática, ele teve a ideia, em 2016, de criar uma plataforma de atendimento farmacêutico focada na prevenção e no cuidado com a saúde das pessoas. Assim nasceu o aplicativo e-Santé. 

 

O aplicativo é o único no mercado a oferecer atendimento farmacêutico domiciliar. Ele funciona de forma parecida com os aplicativos de transporte, só que em vez de conectar motoristas e pessoas que precisam se locomover, ele serve como um elo entre o farmacêutico e o paciente. “Desta forma, a pessoa pode contratar uma consulta farmacêutica, agendar com o profissional, recebê-lo em casa e ter toda a atenção e cuidado que necessita, sem precisar ir até a farmácia. Mais comodidade, exclusividade e segurança, além de facilitar o acesso de idosos ou de pessoas com mobilidade reduzida a um atendimento de saúde com qualidade”, explica Niraldo Paulino, diretor da Medical Lex, empresa proprietária do aplicativo.

 

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, em 2015 existiam mais de 195 mil farmacêuticos cadastrados nos conselhos regionais. “Se todos eles aderirem ao atendimento pelo aplicativo, uma grande rede de atenção à saúde será criada no país, o que vai melhorar a qualidade de vida da população como um todo”, afirma Paulino.

EDIÇÕES VR DO BRASIL