Notas de Interés
BASF entra no mercado de nutrição clínica com a DIEM Labs


 

 

 

 

A BASF Corporation e a DIEM Labs, LLC. assinaram um acordo para a comercialização do primeiro produto americano de nutrição clínica da BASF para suporte nutricional de pacientes com a Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA), que é o acúmulo de gordura no fígado sem relação com o consumo de bebida alcoólica.


Como parte deste acordo, a BASF usará seus conhecimentos científicos e capacidades produtivas de ponta para fornecer ao mercado, em primeira mão, o produto para nutrição clínica voltado para pacientes com DHGNA. A DIEM Labs vai comercializá-lo para profissionais de saúde nos Estados Unidos e por meio de uma plataforma on-line. O produto estará disponível para pacientes americanos, que estejam sob a supervisão de um médico para o tratamento da doença. 

 

Aumento das taxas da DHGNA é desafio emergente na área da saúde

A DHGNA tem como característica gordura acumulada no fígado, representando mais de 5% do seu peso. Estima-se que a condição já atinja de 20% a 30% na população ocidental e está relacionada à obesidade e à síndrome metabólica. Esta também é a proporção de brasileiros com a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia.


Geralmente, o diagnóstico parte de resultados anormais nos exames da função hepática ou pela detecção de esteatose hepática durante exames de imagem. Se a condição não for tratada, pode progredir causando danos mais graves ao fígado, como fibrose e cirrose. Ao administrar a condição em um estágio inicial, denominado "esteatose simples", a doença pode ser controlada. Atualmente, não há disponível um produto que vise especificamente os pacientes com DHGNA, exigindo severas mudanças de estilo de vida.

 

Reconhecendo essa necessidade, a BASF desenvolveu uma solução de nutrição clínica para o suporte nutricional de pacientes com a doença. Ensaios clínicos conduzidos pela BASF incluiu mais de 170 pacientes e mostraram que o produto é eficaz e seguro para suporte nutricional dos pacientes com DHGNA. Desta forma, será incluído no padrão de atendimento atual da DHGNA e estima-se que estará disponível nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2018.

 

 

Importante espaço entre nutrição humana e farma 

 

Os alimentos especialmente formulados são cada vez mais utilizados como parte do regime geral do tratamento de certas doenças ou condições associadas, desempenhando um papel crucial no suporte às necessidades nutricionais de um paciente.
"Com este passo, a BASF está entrando em um segmento de mercado novo e importante que está entre a nutrição humana e farma", afirma François Scheffler, chefe do negócio global de Nutrição Humana e Soluções de Farma da BASF. "Nossa missão de permitir que as pessoas tenham uma vida saudável e gratificante fica mais fortalecida", considera. 

 

"Estamos muito satisfeitos por trabalhar junto com uma empresa tão conhecida como a BASF no mercado de nutrição clínica", diz Cai Berg, CEO da DIEM labs. "O novo produto irá oferecer uma solução aos pacientes que atualmente não têm outra alternativa, além das modificações de estilo de vida, para combater a DHGNA".

 

A BASF, um dos líderes de mercado na indústria de nutrição humana, oferece um amplo portfólio de nutrientes essenciais sob a marca Newtrition®. Com ampla experiência tanto na indústria de nutrição e farmacêutica, a BASF usa suas capacidades e competências para oferecer novas soluções para os problemas de saúde emergentes.

EDIÇÕES VR DO BRASIL