Notas de Interés
Novo filtro UV para proteção solar da BASF permite formulações mais leves
Resistência à água e alta performance na proteção são benefícios da solução.

 

 

 

 

 

A BASF está lançando um novo filtro UV de amplo espectro e dispersível na fase aquosa, Tinosorb® S Lite Aqua. O filtro está em sintonia com a busca por formulações mais leves, com sensorial mais seco, sem brilho na pele, um dos grandes desafios, principalmente nas formulações com proteção solar elevada. A novidade promete contribuir para a prevenção de doenças de pele, como o câncer, além da prevenção de queimaduras solares. 


O lançamento está em sintonia com um movimento importante da sociedade, o “Dezembro Laranja”, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que vem realizando ações de conscientização sobre como evitar o câncer de pele, o mais comum no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

 

O novo filtro UV possui uma tecnologia de encapsulamento que permite a dispersão em água e não apresenta problemas de solubilidade, possibilitando maior flexibilidade na formulação com possível redução de emolientes, melhorando o sensorial do produto final. Com isso, é possível aumentar o fator de proteção solar sem interferir na resistência à água do produto depois de aplicado, graças a matriz polimérica que envolve a molécula do Tinosorb® S. 

 

“Para os formuladores, o Tinosorb® S Lite Aqua traz importantes benefícios, como o fácil manuseio, a possibilidade de ser processado a frio e o fato de não precisar de solubilização. No produto final, permite uma formação homogênea sobre a pele e um maior desempenho de proteção solar”, explica Vinicius Bim, gerente de marketing de Personal Care da BASF na América do Sul. Além dos protetores solares, o filtro pode ser aplicado na formulação de produtos de cuidados diários, proteção facial e antienvelhecimento.

 

O uso de produtos mais eficientes e em menores concentrações traz benefícios não só para a pele, como também para o meio-ambiente. Outros ganhos de sustentabilidade são garantidos porque o produto é processável a frio, permite reduzir o tempo e o consumo de energia no preparo da formulação, não contém conservantes e ajuda a prevenir danos na pele a longo prazo.

 

A BASF está sempre inovando seu portfólio de filtros UV, de acordo com as demandas dos consumidores. Outro recente lançamento foi o Tinosorb® A2B, que preenche uma lacuna de proteção na faixa do UVAII, que não era adequadamente suprida com os filtros UV disponíveis até então. É dispersível em água, o que proporciona maior flexibilidade à formulação quanto ao sensorial, permitindo o toque seco e efeito mate. Além disso, é um filtro UV particulado, que reflete, dispersa e absorve a radiação solar. “A BASF procura desenvolver moléculas de alta eficácia, porém com baixo potencial de irritabilidade e com um melhor posicionamento ambiental”, afirma Vinicius.

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

EDIÇÕES VR DO BRASIL
Rua Acuti, 328 - sala 2 – (CEP 04810-160) – Cidade Dutra – São Paulo / SP – Brasil (55-11) 5505-7088 / (55-11) 5103-0423