Notas de Interés
Novo filtro UV para proteção solar da BASF permite formulações mais leves
Resistência à água e alta performance na proteção são benefícios da solução.

 

 

 

 

 

A BASF está lançando um novo filtro UV de amplo espectro e dispersível na fase aquosa, Tinosorb® S Lite Aqua. O filtro está em sintonia com a busca por formulações mais leves, com sensorial mais seco, sem brilho na pele, um dos grandes desafios, principalmente nas formulações com proteção solar elevada. A novidade promete contribuir para a prevenção de doenças de pele, como o câncer, além da prevenção de queimaduras solares. 


O lançamento está em sintonia com um movimento importante da sociedade, o “Dezembro Laranja”, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que vem realizando ações de conscientização sobre como evitar o câncer de pele, o mais comum no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

 

O novo filtro UV possui uma tecnologia de encapsulamento que permite a dispersão em água e não apresenta problemas de solubilidade, possibilitando maior flexibilidade na formulação com possível redução de emolientes, melhorando o sensorial do produto final. Com isso, é possível aumentar o fator de proteção solar sem interferir na resistência à água do produto depois de aplicado, graças a matriz polimérica que envolve a molécula do Tinosorb® S. 

 

“Para os formuladores, o Tinosorb® S Lite Aqua traz importantes benefícios, como o fácil manuseio, a possibilidade de ser processado a frio e o fato de não precisar de solubilização. No produto final, permite uma formação homogênea sobre a pele e um maior desempenho de proteção solar”, explica Vinicius Bim, gerente de marketing de Personal Care da BASF na América do Sul. Além dos protetores solares, o filtro pode ser aplicado na formulação de produtos de cuidados diários, proteção facial e antienvelhecimento.

 

O uso de produtos mais eficientes e em menores concentrações traz benefícios não só para a pele, como também para o meio-ambiente. Outros ganhos de sustentabilidade são garantidos porque o produto é processável a frio, permite reduzir o tempo e o consumo de energia no preparo da formulação, não contém conservantes e ajuda a prevenir danos na pele a longo prazo.

 

A BASF está sempre inovando seu portfólio de filtros UV, de acordo com as demandas dos consumidores. Outro recente lançamento foi o Tinosorb® A2B, que preenche uma lacuna de proteção na faixa do UVAII, que não era adequadamente suprida com os filtros UV disponíveis até então. É dispersível em água, o que proporciona maior flexibilidade à formulação quanto ao sensorial, permitindo o toque seco e efeito mate. Além disso, é um filtro UV particulado, que reflete, dispersa e absorve a radiação solar. “A BASF procura desenvolver moléculas de alta eficácia, porém com baixo potencial de irritabilidade e com um melhor posicionamento ambiental”, afirma Vinicius.

EDIÇÕES VR DO BRASIL
Rua Acuti, 328 - sala 4 – (CEP 04810-160) – Cidade Dutra – São Paulo / SP – Brasil (55-11) 5505-7088 / (55-11) 5103-0423