Notas de Interés
Parque de ideias da 2018
Projetos inovadores de importantes universidades brasileiras.

 

 

Espaço abriga também ampla programação com palestras das instituições, escolas técnicas e empresas expositoras que desenvolvem ou utilizam soluções inovadoras para a indústria

 

A aproximação entre universidades e o setor produtivo é cada vez mais um fator preponderante no desenvolvimento tecnológico – e, por extensão, econômico e social – dos países industrializados. Ciente do seu papel de maior feira do setor mecânico da América Latina, a FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, de 24 a 28 de abril, no São Paulo Expo, apresenta neste ano o Parque de Ideias.

 

O espaço, onde o conhecimento é o maior objetivo, reúne algumas das maiores instituições de ensino do Brasil – FAAP, FEI, ITA, Instituto Mauá de Tecnologia, UFSC e USP – para apresentar seus projetos de inovação e ministrar palestras que passam por temas como Indústria 4.0, Internet das Coisas, Soldagem, Revestimento de Superfícies e Manufatura Aditiva por laser, Design Thinking, Planejamento Estratégico e muitos outros.

 

Escolas técnicas e empresas expositoras que desenvolvem e utilizam soluções inovadoras para a indústria também têm espaço garantido na grade de palestras. Veja programação completa neste link.

 

 

PROJETOS

 

Em uma área próxima ao palco, as universidades vão demonstrar na prática os projetos que podem mudar o futuro da manufatura no Brasil. Conheça alguns deles:

 

FEI: Os visitantes vão conhecer o protótipo Fórmula SAE Elétrico, totalmente projetado e fabricado pelos alunos da FEI empregando soluções criativas e inovadoras. Trata-se das mesmas tecnologias encontradas nos carros de competição da Fórmula E e em alguns dos melhores veículos elétricos disponíveis no mercado automotivo.

 

A FEI apresenta também o Projeto SAMPE - Society for the Advancement of Material and Process Engineering (Sociedade para o Progresso da Engenharia de Materiais e Processos), uma sociedade global de profissionais do ramo de engenharia de materiais que fornece informações sobre novos materiais e tecnologias de processamento por meio de conferências, exposições, fóruns técnicos, publicações ou livros. Lançado no Brasil em 2014, o Desafio Acadêmico em Composites SAMPE Brasil tem o objetivo de fornecer uma oportunidade para os alunos aprenderem e expandirem suas habilidades para projeto e fabricação de componentes em materiais compósitos.

 

FAAP: Na FEIMEC, a FAAP expõe uma bancada eletropneumática com a demonstração da utilização do de seu Projeto ATIVA (Automação Interativa), que visa ao desenvolvimento de um aplicativo para a programação e controle da bancada eletropneumática mesmo por pessoas sem grandes conhecimentos de programação de CLP.

 

O projeto está em desenvolvimento por um grupo de alunos e teve sua primeira fase apresentada no ano passado. Na primeira fase, foi desenvolvido o programa de computador para a programação do CLP; atualmente, está em desenvolvimento um aplicativo para o controle e programação da bancada.

 

 

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA: A Mauá irá proporcionar aos visitantes uma demonstração dos padrões de Manufatura Avançada, desde como utilizá-los até quais benefícios trazem para as companhias de todos os tamanhos. No projeto “Padrões de comunicação para manufatura inteligente”, em parceria com a AMT - American Manufacture Technology e Beckhoff, o Instituto Mauá de Tecnologia vai mostrar como uma empresa consegue visualizar e quantificar a produção de seu negócio de forma remota. Para isso, serão apresentados quais os padrões de comunicação utilizados pelos equipamentos nas fábricas, como utilizá-los e quais benefícios trazem para as companhias.

 

UFSC: A UFSC leva para a FEIMEC seu Departamento de Engenharia e Mecânica, que apresentará durante todos os dias diferentes laboratórios. Ente eles, está o Laboratório de Mecânica de Precisão (LMP), que desde sua criação, em 1990, vem atuando no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas aplicadas na área de usinagem com ferramentas de geometria definida e não-definida, englobando os fundamentos dos processos de usinagem, desenvolvimentos em modelagem e simulação destes processos.  Entre os processos não-convencionais destacam-se a remoção por descargas elétricas, a furação por escoamento e rosqueamento por conformação e, mais recentemente, aplicações com laser de elevada potência. Os demais laboratórios da UFSC presentes no Parque de Ideias são: Soldagem, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos e o Laboratório de Robótica Raul Guether.

 

USP: o Projeto Júpiter é uma equipe de Foguetemodelismo da POLI formado por membros de diversos cursos da USP. Visando ao desenvolvimento profissional dos integrantes e do setor aeroespacial brasileiro, foram projetados foguetes de 3 metros de altura com a missão de atingir 3.000 metros de altitude em competições pelo mundo.

 

FEIMEC 2018

 

Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, com apoio de 69 entidades setoriais, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncoras do setor entre seus 460 expositores, que representam mais de 900 grandes marcas nacionais e internacionais.

 

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

 

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.

 

SERVIÇO FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos

Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Horário: Das 10h às 19h (dia 28, das 9h às 17h)

Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio Oficial: Romi

Mais informações: www.feimec.com.br 

EDIÇÕES VR DO BRASIL