Notas de Interés

Estudo sobre tendências em ingredientes para cosméticos é tema do encontro Talk SCIENCE

 

Mudanças na criação de ingredientes para cosméticos demonstram como setor está em constante movimento, segundo Factor Kline.

 

O mercado cosmético está sempre em busca de inovações que consigam entregar aos consumidores produtos mais funcionais e alinhados com suas expectativas de consumo, que mudam de tempos em tempos. E para que essa entrega aconteça, os ingredientes para cosméticos são de extrema importância.

 

Como saber quais são os melhores ingredientes para cosméticos?

Saber disso, com certeza, faz com que os lançamentos de produtos sejam muito mais assertivos. Anualmente a Factor Kline, empresa de pesquisa em tendências, apresenta um relatório com diversas avaliações e cenários futuros para o mercado cosmético, com base nas observações do que foi apresentado no ano anterior.

Este ano, a empresa irá palestrar no encontro Talk SCIENCE, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, paralelo à FCE Cosmetique, na capital paulista, abordando os principais insights do relatório. A analista da Factor Kline, Juliana Bondança, conversou com o Talk SCIENCE e adiantou alguns pontos que serão apresentados na palestra.

 

Eficácia e clareza

Um grande destaque do relatório, que chamou atenção no último ano, foi o setor de ingredientes para cosméticos, dando base para diversas outras inovações no setor. “O que percebemos no último ano foi uma maior demanda do P&D pelo setor de ingredientes para cosméticos, e como ele está moldando esse mercado. Vivemos uma era de minimalismo, por isso, as pessoas buscam ingredientes mais funcionais e a eliminação daquele rótulo repleto de fórmulas que não se sabe a origem; as pessoas querem saber o que estão consumindo”, explica Juliana.

 

Entre os produtos multifuncionais que estão surgindo, uma forte tendência são os produtos para práticas de esporte, já pensando no produto acabado. Porém, para isso, formulações com formadores de filtros mais eficazes, que ofereçam a fixação necessária, estão sendo mais procurados.

 

Outras duas tendências que deverão crescer ainda mais são o experimentalismo e a customização. “Os consumidores não possuem mais um apego pelas marcas ou produtos e, sim, pela experiência que ele irá proporcionar, por isso testam diversas formas de consumo, até encontrar a que mais se adapte ao seu estilo de vida e gostos pessoais”, conta a analista.

 

Mercado antenado e consciente

Um exemplo dessas tendências que andam muito alinhadas foram os lançamentos das linhas Botanéae Source Essentielle da L'Oréal Professionnel. A primeira é uma coloração profissional 100% vegetal e vegana, a base de três plantas: Henna, Indigo e Cassia, recolhidas de forma responsável, na Índia, após parcerias com a comunidade local. O resultado são três pós vegetais que, quando combinados e misturados com água, permitem a criação de uma ampla variedade de tons personalizados, desde o louro claro ao castanho escuro.

 

A segunda linha é uma junção de tecnologias e ingredientes naturais para tratamento dos cabelos. Na fórmula, glicerina e inclusões botânicas de calêndula, lavanda, jasmim ou folhas de acácia. A criação da linha foi pensada no modelo de consumo sustentável, permitindo uma redução de 30% de plástico em cada embalagem. Enquanto que a Botanéa possui embalagem recarregável em salão.

 

“Esse apelo natural e sustentável é uma resposta a demanda que a indústria vem recebendo e que pode ser um ponto de partida para outras criações. O setor está demandando muito do P&D de ingredientes para cosméticos, existe a necessidade de se reestruturar algumas fórmulas, por isso é importante saber destas tendências, saber o que está por vir e como o mercado está se comportando”, conclui Juliana.

 

O estudo para o mercado de ingredientes para cosméticos é realizado a cada três anos. Nesta edição, a Factor Kline ouviu 60 empresas, que colaboraram com insights e percepções da indústria. Quer saber quais serão as outras tendências e se aprofundar no assunto? Participe Talk SCIENCE, a área de conteúdo da FCE Cosmetique!

 

Talk Science

O Talk SCIENCE é um spot moderno e inovador que traz palestras dinâmicas e diferentes de tudo o que já foi apresentado no mercado. Você vai encontrar conteúdos de Life & Science que foram trabalhados ao longo do ano no blog, unindo o digital e físico. O blog promove conhecimento, gerando valor à jornada profissional, e gera a oportunidade de trocar experiências com grandes especialistas do mercado, ganhar novos insights, viver uma experiência inédita de conteúdo. Let’s talk!

 

FCE Cosmetique

A FCE Cosmetique é a principal plataforma de negócios do setor cosmético na América Latina e a única feira que abrange todas as etapas do desenvolvimento e produção, apresentando desde a matéria-prima, embalagens, maquinários até acessórios, fragrâncias e serviços. A FCE Cosmetique tem outro grande diferencial, o evento ocorre poucas semanas após os maiores lançamentos de produtos na Europa, ou seja, é um espelho para o mercado brasileiro. Além disso, proporciona conteúdo qualificado com palestras de profissionais de renome, inclusive internacional. Paralelo ao evento, desde sua primeira edição, acontece o Congresso Brasileiro de Cosmetologia, promovido em parceria com ABC – Associação Brasileira de Cosmetologia.

EDIÇÕES VR DO BRASIL
Rua Acuti, 328 - sala 4 – (CEP 04810-160) – Cidade Dutra – São Paulo / SP – Brasil (55-11) 5505-7088 / (55-11) 5103-0423