Publinota

Anvisa autoriza Pacer a atuar na logística de medicamentos e produtos farmacêuticos

 

Certificada pelo órgão regulador, operadora oferece serviços de transporte de remédios e correlatos; um mercado que movimenta R$ 62 bilhões por ano no Brasil

Depois de crescer 40% em 2018, principalmente pelas operações no setor de telecomunicações, a Pacer Logística está ingressando em mais um segmento: a indústria farmacêutica.

A empresa acaba de ser certificada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para prestar serviços de transporte de medicamentos. E já adequou parte de suas instalações em São Paulo para atender às normas do órgão regulador.

As licenças obtidas pela Pacer permitem as atividades de Transporte e Distribuição de Produtos Farmacêuticos, Medicamentos, Medicamentos Controlados, Correlatos e Saneantes.

Com estas autorizações, o próximo passo da Pacer será solicitar a certificação da Anvisa para operações de armazenagem de medicamentos, o que irá demandar novas adequações da estrutura.

Um grande mercado

“Atuar no setor farmacêutico é uma grande oportunidade de crescimento para a Pacer”, diz Alexandre Caldas, CEO da operadora logística. O Brasil é o sexto maior mercado de medicamentos do mundo, segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma).  Um segmento que movimenta R$ 62 bilhões por ano.

Para ser um operador logístico neste segmento, são necessários outros cuidados, além das adequações em instalações e licenças da Anvisa, como seguir as boas práticas recomendadas pela agência, promover treinamentos constantes da equipe envolvida e comprovar um rigoroso controle de qualidade. Ambientes com temperatura controlada também são exigidos pelo órgão regulador.

Desde 2017, a Anvisa vem promovendo uma Consulta Pública sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos. “A Pacer acompanha estas discussões, para se manter em dia com as normas e, assim, crescer junto com este importante setor”, afirma Caldas.

Áreas de negócios

Com 15 anos de atuação no mercado, a Pacer Logística opera em três linhas de negócios: transportes, armazenagem e gestão de peças de reposição.

Os serviços de transportes contemplam cargas de lotação, cargas fracionadas, cargas aéreas e cargas sensíveis.

Na área de armazenagem, a empresa oferece serviços como montagem de kits, picking e packing, estoque avançado, logística reversa de sobressalentes, regime fiscal e inventário.

Na gestão de peças de reposição, realiza o controle e transporte de envio e retorno de sobressalentes, assim como estrutura para operações de refurbishment, principalmente nos segmentos de telecomunicações e eletrônicos.

Setores atendidos

Os principais clientes da Pacer Logística são indústrias dos segmentos de cosméticos, telecomunicações, varejo e staturps, além do farmacêutico.

A operadora logística conta com licenças para operações de armazenagem e transporte de cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes e alimentos.

Operações em todo o país

No setor de telecomunicações, a Pacer Logística atende algumas das maiores indústrias e operadoras internacionais, em diversas regiões do país.

Entre os materiais transportados pela Pacer para estes clientes estão desde placas eletrônicas até postes e antenas, com bases operacionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba. 

Além disso, a empresa faz operações de cargas sensíveis, utilizando caminhões munck  e içamentos com grua e guindastes, nas bases da Pacer em Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador, Manaus e Belém.

EDIÇÕES VR DO BRASIL
Rua Acuti, 328 - sala 4 – (CEP 04810-160) – Cidade Dutra – São Paulo / SP – Brasil (55-11) 5505-7088 / (55-11) 5103-0423