Noticias de la industria
Nota de Pesar – Galliano Billi (Eurofarma)


É com grande pesar e um sentimento de perda irreparável, que comunicamos o falecimento de nosso fundador, Galliano Billi, neste domingo, 1º de março.

Filho de Nello Billi e Zaira Romanini, italiano da cidade de Panicale, na Umbria, Galliano nasceu em 12 de março de 1926. Sempre muito seguro de seus ideais, aos 17 anos fugiu de casa para defender a Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o fim da guerra, e sendo o único de cinco irmãos a cursar uma faculdade, formou-se em Química Industrial na Universidade de Bolonha, em 1953. Durante o período universitário conheceu aquela que seria sua esposa, Maria Teresa Caselli Billi.

Em 1957, Galliano e Maria Teresa se casaram na Itália e, pouco tempo depois, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades. Aqui tiveram seus três filhos, Maurizio, Mauro e Malvia.

Após 16 anos trabalhando para os laboratórios Lepetit e Richter como um respeitado executivo industrial, em 1972 Galliano finalmente conseguiu dar início ao grande sonho de sua vida: construir a própria empresa. Dotado de notória capacidade empreendedora e de um senso visionário poucas vezes visto, iniciou sua vida empresarial a partir de um pequeno laboratório em Interlagos, que atualmente abriga o Instituto Eurofarma, braço social da empresa.

Foi adquirindo e reformando máquinas de segunda mão, muitas vezes garimpadas no ferro-velho, que nasceu a Billi Farmacêutica, primeira empresa do Grupo Eurofarma. À época, e aproveitando sua expertise no setor de medicamentos, a empresa foi criada para oferecer serviços de produção para outras farmacêuticas; uma atividade completamente inovadora para o setor e que deu origem ao que hoje chamamos de terceirização.

Desde então a empresa cresceu muito, orgânica e inorganicamente. Adquiriu muitas empresas e produtos, diversificou suas atividades, ingressou em diferentes segmentos, manteve firme sua vocação de tornar-se grande e reconhecida. E, na década de 90 passou a adotar a marca guarda-chuva Eurofarma. Nesta trajetória de conquistas, a empresa passou por inúmeras adversidades e desafios, mas nunca se desviou um milímetro de seu objetivo e valores. Nunca abriu mão de seus princípios éticos e da ambição de tornar-se grande.

No final da década de 90 e início dos anos 2000, Galliano afastou-se por problemas de saúde e, foi então, que naturalmente seu sucessor, Maurizio Billi, assumiu o comando.

Mesmo não exercendo mais funções executivas, Galliano nunca se distanciou dos negócios, estando presente na empresa praticamente todos os dias, apoiando as decisões e mantendo viva as raízes e o espírito empreendedor e inovador que permeia as atividades da empresa.

Hoje, com 48 anos de história, a Eurofarma é a primeira multinacional farmacêutica brasileira, sendo a mais prescrita do Brasil, está presente em mais de 20 países e conta com mais de 7,4 mil colaboradores.

Dr. Billi, como todos o tratavam carinhosa e respeitosamente, despede-se de nosso convívio, mas permanecerá para sempre sua marca em nossa história, seus ensinamentos no nosso desenvolvimento e seus sonhos e ambições na construção do futuro que buscamos. Fica o agradecimento pela dedicação e paixão com que conduziu a Eurofarma ao patamar de destaque que a empresa hoje ocupa e o sentimento de saudade e de sinceras condolências à família e amigos.

Esperamos que o legado construído pelo Dr. Billi, com trabalho duro, honestidade e ousadia, seja lembrado e perpetuado por todas as futuras gerações.

EDIÇÕES VR DO BRASIL
Rua Acuti, 328 - sala 4 – (CEP 04810-160) – Cidade Dutra – São Paulo / SP – Brasil (55-11) 5505-7088 / (55-11) 5103-0423