Publinota

Viziomed planeja doar R$ 2,5 milhões em análise de exames para o enfrentamento do COVID19

 

A startup criou um site gratuito para os hospitais utilizarem o programa durante a pandemia

Viziomed, plataforma de Inteligência Artificial (IA) para exames de imagem radiológicos, está disponibilizando para todos os hospitais do Brasil, gratuitamente, uma solução que ajuda a detectar lesões respiratórias provocadas pelo COVID-19 por meio do Rx de Tórax. Com isso, a startup prevê a realização de aproximadamente 500 mil exames gratuitos, em hospitais públicos e privados em todo o país, que revertidos em valores, somam 2,5 milhões em doação para o sistema de saúde.

A integração com os hospitais acontece por meio de um robô que coleta as imagens e envia para a plataforma Viziomed. A plataforma está ligada a diversas soluções como raio-x de tórax, mamografia, tomografia de pulmão, derrame cerebral, que após a análise, devolve a sugestão da IA ao fluxo de trabalho do radiologista a fim de ajudá-lo em sua decisão.

Com isso, existe uma enorme redução de custo para os hospitais, acurácia no diagnóstico e diminuição significativa do tempo de análise.

Para o CEO da Viziomed, Filipe Guerra, na pandemia do COVID-19 a demanda no hospital é extremamente elevada, onde um processo automático que auxilia o diagnóstico e indica os casos mais graves para serem atendidos com mais agilidade, torna-se determinante no sucesso do tratamento. “O Raio-X de Tórax é um exame de triagem extremamente importante no enfrentamento do COVID-19. Com a plataforma, é possível que os médicos consigam um prognóstico muito rápido e preciso, podendo fazer o encaminhamento correto dos pacientes seja para casa, quarto ou UTI, podendo liberá-los rapidamente para outros atendimentos”, explica.

De acordo com o Doutor Fabricio Machado, Diretor de Radiologia da Prevent Senior, o algoritmo pode melhorar o fluxo dos pacientes nos prontos-socorros e auxiliar no diagnóstico do COVID-19. “Com a ferramenta posso priorizar os exames alterados e alertar o médico solicitante. O escore de anormalidade e as indicações feitas na imagem auxiliam também médicos não radiologistas a encontrar alterações no Raio-X de tórax”. Na Prevent Senior a ferramenta de inteligência artificial foi utilizada em mais de nove mil casos de pessoas suspeitas de terem contraído o vírus.

O site gratuito para auxiliar na detecção do COVID-19 é o http://covid19raiox.com.br realizado em parceria com a Prevent Senior.

 
EDIÇÕES VR DO BRASIL