Notas de Interés
Entrevista com Rok Bernard, CEO da Sensum
UMA VISÃO DE PRECISÃO

A Sensum d.o.o. transforma o que era um trabalho manual e mundano com inovações eficientes e precisas. Sediada na capital da Eslovênia, a Sensum, que no ano passado entrou em seu vigésimo ano de existência, é uma das primeiras desenvolvedoras e fabricantes de sistemas de inspeção visual automáticos para empresas farmacêuticas e nutracêuticas. Atendendo a gigantes farmacêuticas, como Pfizer, Novartis e Roche, a marca Sensum entrou em evidência na mesma velocidade em que suas máquinas inspecionam milhares de pílulas. Desde então, a Sensum continua em crescimento constante, graças à sua liderança orientada para a tecnologia.

 

 - Dr. Bernard, os produtos da Sensum são muito especializados. Pode apresentar a Sensum aos nossos leitores?

- Dr. Rok Bernard: A Sensum d.o.o. é uma empresa de alta tecnologia especializada em máquinas de inspeção visual automática para a indústria farmacêutica. Comemoramos nosso 20.º aniversário no ano passado. A Sensum é uma empresa privada fundada por cientistas e eu sou um dos proprietários. Desenvolvemos tecnologias avançadas para criar sistemas de inspeção precisos e velozes para comprimidos, cápsulas, softgels, tabletes, pílulas e grânulos.

 

Uma máquina ímpar no mercado: a Spine Fibo da Sensum integra inspeção visual automática, contagem e envase de comprimidos, cápsulas e softgels.

 

- Parece intrigante. Como funciona essa tecnologia de inspeção?

- Dr. Rok Bernard: Todos os nossos produtos são sistemas de visão por computador. Esse sistema é implantado em cada um de nossos produtos e consiste em três componentes principais: câmera, computador para processamento e manipulador. Pegamos objetos físicos, convertemos a aparência visual deles em formato digital, quantificamos a qualidade e classificamos os objetos quanto à conformidade em tempo real. Outro benefício para nossos clientes são as informações sobre a qualidade de cada produto individual, o que é essencial para a produção na Indústria 4.0. Resumindo, em uma só máquina, unimos quatro pilares da tecnologia: física, engenharia de software, mecatrônica e tecnologia da informação.

 

- Pode citar alguns destaques da linha de produtos da Sensum?

- Dr. Rok Bernard: Na nossa família de máquinas Spine, obtemos máxima velocidade e qualidade de inspeção. São as top de linha. A Spine Hypo é projetada para produtos altamente potentes. A Spine FIBO é uma máquina de inspeção e envase, sendo a inovação mais recente da família Spine. Além disso, o PATVIS é um sistema de controle inline para processos de revestimento. Com esse sistema, à diferença dos produtos Spine, verificamos o produto durante o processo de fabricação. É uma tecnologia nova, e uma área em que nos introduzimos no mercado com valor agregado. O PATVIS é usado no processo de P&D por farmacêuticas que tentam encontrar os parâmetros ideais para seus processos. As agências reguladoras incentivam a Tecnologia Analítica de Processos (PAT) nos processos de fabricação farmacêutica, e o PATVIS é uma ferramenta de PAT que reduz muito o tempo de desenvolvimento de um produto.

 

A Spine Hypo permite inspeção visual e classificação automáticas para comprimidos e cápsulas altamente potentes com segurança e contenção.

 

- O que explica o sucesso da Sensum?

- Dr. Rok Bernard: Atuamos em um mercado de nicho. Ditamos as tendências na inspeção. Nossas máquinas são as melhores em velocidade, capacidade, desempenho de inspeção e flexibilidade.

 

- Qual é o mercado visado pela Sensum? Como vocês atraem novos clientes?

- Dr. Rok Bernard: O mercado que visamos é o farmacêutico e de produtores farmacêuticos, incluindo originadores, genéricos e fabricantes terceirizados. Funcionou bem para nós na Europa, em locais como nosso país de origem, a Eslovênia, além da Alemanha, Itália, Suíça, Espanha, Hungria e Polônia, entre outros. Também temos mercados importantes mais distantes. A América do Norte é um mercado extremamente importante. Também fazemos muito sucesso no Japão, que tem grande demanda de inspeção. A Índia, com muitas empresas de genéricos, também é um bom mercado para nós. Sempre estamos buscando atrair novos clientes. Temos uma estratégia de marketing bastante proativa. Marcamos presença em grandes feiras profissionais farmacêuticas, como ACHEMA, Interphex, Interpack e CPhI. Também participamos de feiras profissionais focadas na indústria nutracêutica. Comparecemos a esses eventos para nos aproximar de nossos clientes.

 

- O que torna uma empresa como a Sensum tão valiosa para empresas farmacêuticas?

- Dr. Rok Bernard: Temos orgulho da nossa força inovadora, que combina uma abordagem focada em mercado e tecnologia. A qualidade é fundamental. Projetamos todas as nossas máquinas tendo em mente a qualidade. Também confiamos muito em nossa equipe excepcional, que é altamente motivada e competente.

 

- Parece que ser uma força inovadora, como você mencionou, é essencial no seu setor. Como a Sensum se mantém à frente da concorrência?

- Dr. Rok Bernard: Manter uma vantagem na inovação é de suma importância. Nossa excelência tecnológica é caracterizada, em primeiro lugar, pela nossa inovação. A inovação está em nosso DNA. Nós, fundadores, éramos todos cientistas quando criamos esta empresa. É a nossa origem. Nossos processos de inovação são conduzidos por pesquisas focadas no mercado, o que inclui estrita cooperação com clientes e universidades.

 

- O que a Sensum está preparando para o futuro?

- Dr. Rok Bernard: Acabamos de lançar duas máquinas, uma delas sendo a Spine Fibo, que divulgaremos este ano. Além disso, a nossa família de máquinas Stream, incluindo a Stream Core, para inspeção e classificação de cápsulas em alta velocidade, oferece uma tecnologia acessível. Nossa visão é tornar nossa tecnologia acessível para que todos os locais de produção possam usá-la. Um dos fatores que contribui para isso é a inteligência artificial, e nessa área sempre é possível ampliar os horizontes.

 

Mais informação:

www.sensum.eu

 

 
EDIÇÕES VR DO BRASIL
Rua Acuti, 328 - sala 4 – (CEP 04810-160) – Cidade Dutra – São Paulo / SP – Brasil (55-11) 5505-7088 / (55-11) 5103-0423