O número de usuários que usam o serviço de compra e agendamentos online cresceu mais de 1000% de janeiro de 2020 a janeiro de 2021, segundo dados do Vacinas.net, maior marketplace de vacinação do país. A expectativa é que as transações só aumentem na plataforma, assim como a capilaridade da rede, alcançando um faturamento da ordem de 36 milhões de reais até 2022
O isolamento social imposto pela pandemia e tambeÌm a mudança do perfil do consumidor que busca cada vez mais agilidade e facilidades, fizeram a venda e o agendamento online de vacinas disparar de 2020 para 2021. O nuÌmero de usuaÌrios que acessaram o Vacinas.net, o marketplace de vacinação com maior cobertura do Brasil, cresceu mais de 1000% de janeiro de 2020 a janeiro de 2021. Hoje o Vacinas.net estaÌ presente em 15 Estados, 11 capitais, cobre mais de 400 municiÌpios e conta com cerca de 80 cliÌnicas plugadas em sua plataforma.
O Vacinas.net eÌ uma jovem healthtech que tem como proposta gerar valor a toda a cadeia e que conecta quem precisa se vacinar, a quem presta esse serviço, por meio da venda e agendamento online. O marketplace nasceu em abril de 2020 e jaÌ no primeiro ano de atuação alcançou um faturamento de 254 mil. Foram registrados na plataforma mais 650 clientes, responsaÌveis por gerar 765 pedidos, que resultaram na aplicação de quase 1,5 mil vacinas, ou seja, uma meÌdia de quase duas doses por pedido. AleÌm disso, o site tambeÌm intermediou a venda de mais de 40 mil doses de imunizantes contra a gripe para o mercado corporativo.
“Tivemos uma taxa meÌdia de conversão de 1,7% , o que eÌ excelente para um e-commerce. Sendo que em junho houve um pouco de 7,4% no nuÌmero de conversões. Esse cenaÌrio nos deu segurança para continuarmos investindo e mostrou que estamos no caminho certo. O primeiro ano de atuação foi para construir a rede e a partir de agora eÌ focar no desenvolvimento do negoÌcio”, explica Marcos Tendler, Fundador e CEO da Vacinas.net.
Para sustentar esse crescimento, a Vacinas.net jaÌ recebeu treÌ‚s rodadas de investimentos, que juntas totalizam cerca de 1 milhão de reais. Esses recursos trouxeram lastro para que o marketplace pudesse construir uma rede consolidada. AleÌm de ações de marketing, a startup investiu em um sistema de gestão proÌprio
capaz de dar suporte aÌ€s cliÌnicas parceiras, promover a integração entre elas, gerir estoques e pedidos e, por meio da função de pedidos multicliÌnicas, engajar mais de uma cliÌnica em um mesmo atendimento. O mais recente aporte, recebido em março, de 1% do equity, subsidiaraÌ a abertura de uma cliÌnica de vacinação proÌpria, tanto a infraestrutura de equipamentos e cadeia do frio adequadas, como as obras). “Isso nos permitiraÌ atender tanto aÌ€ vacinação domiciliar, como a corporativa, aleÌm de iniciar um estoque proÌprio para abastecer as cliÌnicas parceiras e validar e testar algumas ações que podem ser replicadas na rede. Isso jaÌ estaraÌ em operação na campanha de imunização contra gripe 2021, que estaÌ iniciando agora”, enfatiza.
As perspectivas para 2021, portanto, são bastante promissoras. Espera-se um salto ainda maior de crescimento, tanto de capilaridade como em receita. Em uma expectativa ponderada, a ideia eÌ chegar a uma meÌdia de treÌ‚s doses por dia, por seller. Considerando um cenaÌrio de cerca de 100 cliÌnicas fazendo parte do marketplace ateÌ o final do ano e um ticket meÌdio de cerca de 300 reais, a ideia eÌ que o faturamento alcance a faixa dos 36 milhões de reais. E, de acordo com o CEO, existe potencial para isso, pois o Brasil tem mais de 3,5 mil cliÌnicas de vacinação e dez mil pontos de aplicação privados (laboratoÌrios e farmaÌcias). Este mercado fatura por ano cerca de 3 Bilhões de reais e atinge mais de 68 milhões de pessoas . Ou seja, haÌ uma fatia ainda a ser conquistada pela venda online.
“Somos um marketplace B2B2C nossa proposta eÌ ser um hub no mercado privado de vacinação, atuando em toda a cadeia produtiva. Queremos gerar valor para o cliente, com informação segura e de qualidade e apoiando na compra e agendamento online; para as cliÌnicas com uma solução plug and play de e-commerce e como rede de escoamento e fornecimento para os distribuidores. AleÌm de ser uma vitrine para a induÌstria, um canal promocional e uma fonte de dados para o fabricante, funcionamos como uma ferramenta de prescrição e suporte teÌcnico para a classe meÌdica. Hoje “ganhamos” com relação cliÌnica e paciente, por meio da intermediação do serviço. Ao longo dos proÌximos anos, pretendemos gerar traÌfego e monetização em outros elos”, finaliza Tendler.
SOBRE O VACINAS.NET
O Vacinas.net eÌ o marketplace de vacinação com maior cobertura do Brasil, presente em 15 Estados, 11 capitais, cobre mais de 400 municiÌpios e conta com cerca de 80 cliÌnicas plugadas em sua plataforma. O Vacinas.net faz a conexão entre quem precisa se vacinar e quem executa o serviço de vacinação. Os serviços oferecidos no site são prestados por cliÌnicas tradicionais de vacinação, com vasta experieÌ‚ncia em atendimento domiciliar e que passam por um riÌgido processo de homologação.