Publinota

5 de maio: Dia Mundial da Higienização das Mãos

Sistema de gestão da lavagem das mãos escâner de mãos   Semmelweis Hand-is-scan (HIS) tem sido uma ferramenta muito importante no controle de infecções em vários hospitais do mundo, principalmente durante a pandemia de Covid-19.

Em tempos de pandemia, a correta higienização das mãos nunca esteve tanto no foco de profissionais da saúde e do público em geral. Além de ser fator muito importante, e até mesmo decisivo, nos registros de infecções hospitalares, a necessidade de se lavar as mãos se tornou (ainda bem) quase um mantra.

Esse tema sempre esteve em pauta no setor de saúde, pelo menos desde 1847, quando o médico húngaro-austríaco Ignaz Semmelweis descobriu, antes de comprovação científica, que as febres que recorrentemente levavam as parturientes à morte podiam ser evitadas com o simples ato de lavar as mãos pelas parteiras e/ou médicos daquele século. As mãos eram o principal transporte de germes para pacientes naquela época e ainda hoje são. E foi em homenagem a ele que o dispositivo Semmelweis Handinscan foi batizado, uma vez que levou a categoria de gestão profissional o controle da higienização das mãos das equipes dos hospitais.

Amplamente testado em profissionais de saúde, o HIS funciona escaneando as mãos, uma de cada vez, higienizadas e após receberem uma aplicação de álcool gel com luminol. O Sistema Semmelweis funciona com base no método fluorescente que, após o escaneamento, identifica as áreas das mãos com sujidades, e através de seu Software armazena os dados e analisa o comportamento dos profissionais ao logo do tempo, permitindo a gestão e treinamentos mais assertivos para as equipes. O principal resultado, no entanto, é a queda nos índices de infecção hospitalar comprovada em todas as unidades hospitalares que já utilizam o HIS.

Hoje, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em países desenvolvidos, de cada 100 doentes hospitalizados a qualquer momento, sete adquirirão pelo menos uma infeção associada aos cuidados de saúde. E o controle da limpeza das mãos faz esse número cair em cerca de 30%.

Como curiosidade, em geral, as áreas que mais aparecem ainda sujas após o escaneamento pelo HIS são as pontas dos dedos e os polegares.

Alguns hospitais da Europa que já utilizam o dispositivo:

  • Sanofi-Aventis, TEVA, Richter, Bayer (Hungria)
  • Charité Medical University – Berlim (Alemanha)
  • Hospitais da Universidade de Genebra, HUG – Genebra (Suíça)
  • Hospital Triemli – Zurique (Suíça)
  • Hospital Geral de Viena, AKH – Viena (Áustria)
  • Universidade de Semmelweis – Budapeste (Hungria)
  • Centro de Saúde Albert Szent-Györgyi – Szeged (Hungria)

 

 

O Handinscan, ou simplesmente HIS, está disponível no Brasil desde meados do ano passado e está sendo utilizado no Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo e no Vila Nova Star, também na capital paulista. Durante a semana que vem, principalmente na quarta-feira, 5 de maio, dia em que se comemora o Dia Mundial da Higienização das Mãos, o equipamento estará disponível para teste mediante agendamento com Vanessa Laini pelo telefone (31) 99873-3636, ou email vanessa@hastenllc.com

 

O Escâner de mãos Semmelweis Handinscan HIS é um dispositivo para a Saúde de alta e única tecnologia que visa medir e melhorar objetivamente as práticas de higienização das mãos. Nossa missão é ensinar aos usuários a técnica adequada de desinfecção e, assim, diminuir o número de infecções adquiridas em hospitais em todo o mundo. Foi desenvolvido e é produzido pela Hand.In.Scan. www.handinscan.com

 

Hasten LLC (www.hastenllc.com/hand_in_scan/) é uma empresa especializada em negociações na cadeia da indústria da saúde, viabilizando e acelerando a entrada de novos produtos, dispositivos, soluções e tecnologias inovadoras nos países em desenvolvimento. A empresa viabilizou a entrada do equipamento no mercado brasileiro e credenciou distribuidor especializado (www.aamed.eco.br).

 
EDIÇÕES VR DO BRASIL