Notas de Interés
FCE Pharma apresenta principais inovações do mercado farmacêutico
Maior feira do setor na América Latina deve atrair quase 20 mil visitantes ao São Paulo Expo, na capital paulista



A FCE Pharma vai reunir no pavilhão do São Paulo Expo os principais players do mercado farmacêutico, entre os dias 7 e 9 de junho. O evento, organizado pela promotora NürnbergMesse Brasil, é o mais importante para o segmento na América Latina e o único que representa toda a cadeia do setor produtivo farmacêutico, desde maquinários, matéria-prima e tecnologias até embalagens, serviços e logística.

 

A feira deve atrair quase 20 mil visitantes, que poderão acompanhar as principais inovações do mercado. Para se ter uma ideia do peso desse segmento, só em 2020 o setor farmacêutico mundial faturou US$ 1,74 trilhões em vendas, segundo dados da consultoria IQVA. O Brasil, que corresponde a 2% do mercado global, movimentou US$ 77 bilhões com a venda de medicamentos no Canal Farmácia. “O país hoje ocupa a 7ª posição no ranking de faturamento do setor, e a projeção é chegar à 5ª em 2023. Por aí é possível ver a força desse mercado e a importância de um evento como a FCE Pharma”, afirma Nadja Bento, head do núcleo science da NürnbergMesse Brasil.

 

Para estimular ainda mais a indústria, a FCE Pharma fará uma rodada de negócios voltada aos expositores de maquinários, no segundo dia de evento (8 de junho). Nesta edição da feira, será proposta ainda a ação “Encontre seu Par”. Com o objetivo de ampliar a interação entre os profissionais, ao entrar na FCE Pharma, os visitantes vão receber números e, ao longo do dia, deverão procurar seus respectivos pares. Quem encontrar, receberá um brinde.
Além de gerar oportunidades de negócios e ser palco dos principais lançamentos da indústria, a feira também apresentará conteúdos inéditos e exclusivos. "A NürnbergMesse Brasil acredita na força da informação para alavancar negócios, por isso, todos os anos, escolhe os principais temas que tenham sinergia com o atual momento da indústria. Para a FCE Pharma de 2022, preparamos uma grade com muitas novidades e os principais especialistas do mercado", acrescenta Nadja.

 

Cannabis medicinal


Uma das atrações mais relevantes será o congresso We Need to Talk About Cannabis (WNTC), que, pelo segundo ano consecutivo, será realizado dentro da FCE Pharma. Com a participação dos maiores especialistas no tema, o evento tem como objetivo debater e impulsionar o uso da cannabis medicinal no Brasil, um mercado que ainda engatinha no país, porém muito promissor.

 

Nos últimos 6 anos, a Agência de Vigilância Sanitária teve um aumento de 2400% nos pedidos de aprovação de medicamentos derivados da maconha. Somente em 2021, foram solicitadas 38.387 autorizações de importação. Neste segmento, o mercado farmacêutico teve crescimento de 14,9% no ano passado na comparação com 2020, segundo a Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias).

 

Em 2021, as vagas se esgotaram rapidamente, mais de 100 pessoas participaram do congresso. “Este ano, a expectativa é que o sucesso se repita. Estamos criando oportunidades de debate numa área até então muito estigmatizada. O WNTC mostra o pioneirismo da NürnbergMesse Brasil em antecipar tendências e oportunidades para o setor farmacêutico”, afirma Nadja Bento.

 

O evento, que será realizado no dia 8 de junho, terá mais de 6 horas de palestras. A edição deste ano vai se aprofundar em quatro principais macrotemas: legislativo, testes clínicos, mercado, importação RDC 570 x vendas RDC 327; e fabricação e exportação de IFAS CDB no Brasil.

 

Entre os palestrantes, estão Maria Eugênia Riscala, CEO da Kaya Mind; Thiago Desse Cardoso, cofundador e Chefe de Inteligência da Kaya Mind; Norberto Prestes, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (ABIFIQUI). Além da ex-diretora da ANVISA, Alessandra Bastos, que fará uma palestra sobre “Impactos no setor com o avanço da legislação”.

 

NFS – Fórum de Nutracêuticos, Funcionais e Suplementos Organizado em parceria com a Nutriconnection, o fórum vai reunir profissionais da indústria de suplementos, farmacêutica, cosmética e alimentícia para debater um mercado que cresce em torno de 30% ao ano, segundo o Nutrition Business Journal. O NFS conta com o apoio de importantes entidades do setor e de renomados centros de pesquisa como o International Life Sciences Institute do Brasil (ILSI) e a USP (Universidade do Estado de São Paulo). O debate técnico também contará com nomes que são referência no mercado de nutrição e suplementação. Entre os convidados estão Barbara Peters, presidente executiva da International Life Science Institute do Brasil; João Dornellas, presidente executivo da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos); e Daniel Roberto Callejon, gerente de P&D&I e Produção da Yosen Nanotechnology.

 


FCE Cosmetique e FCE Pharma
Data: 7 a 9 de junho de 2022
Horário: das 11h às 19h
Local: São Paulo Expo (pavilhões: 1, 2 e 3)
Links para credenciamento: FCE Pharma

 
EDIÇÕES VR DO BRASIL