Noticias de la industria
Inovações garantem segurança e qualidade na indústria farmacêutica
Multinacional GEMÜ apresentará novas soluções em válvulas e posicionadores em feira do setor farmacêutico

É fato conhecido que todas as atividades produtivas envolvem algum tipo de risco, o que obriga as empresas a cumprirem normas e regulamentos de segurança. No caso da indústria farmacêutica, esses controles são ainda mais rígidos, uma vez que os produtos devem garantir a segurança e saúde do paciente. São exigências rigorosas na produção, logística e higiene. Além disso, os produtos precisam ter a sua composição e dosagem padronizados para garantir os efeitos terapêuticos necessários.

 

Com o objetivo de atender à indústria farmacêutica e de cosméticos no desafio da assepsia e precisão, a GEMÜ do Brasil inovou ao trazer a sanitariedade de seus blocos diafragmas do conceito Plug&Diaphragm (PD), de tecnologia alemã, para linhas de produção que necessitam de altíssima precisão de controle de dosagem e condições estéreis de processo. Essa e outras novidades serão apresentadas na FCE Pharma, maior evento da indústria farmacêutica da América Latina, que acontece entre os dias 13 e 15 de junho, em São Paulo.

 

“O conceito ‘plug’ traz maior repetibilidade e melhor desempenho. Com a válvula F40 ou F60 dessa tecnologia, o sistema de envase passa a ser mais controlado e confiável, dando alta segurança ao processo. Com um envase mais preciso, haverá a mesma quantidade de líquido ao preencher um frasco, por exemplo. Isso significa mais segurança, já que o medicamento terá a quantidade necessária, e também economia, já que não haverá desperdício para o fabricante”, explica o gerente geral de vendas da BU PFB (farmacêutica, alimentícia e de biotecnologia) da GEMÜ do Brasil, Hans Paul Mösl.
Além disso, a vida útil do novo conjunto atuador/plug é de mais de 10 milhões de ciclos – medida equivalente à abertura e fechamento da válvula. Como forma de comparação, a durabilidade das soluções atuais tradicionais é de apenas 3 a 4 milhões de ciclos. “A tecnologia Plug & Diaphragm permite ainda o menor tempo de parada de máquinas para manutenção – e é no momento de falha das válvulas que ocorrem as maiores perdas por vazamento, além do desperdício da parada com maior tempo de reparo”, esclarece Mösl.

 

Processo sem a presença de microrganismos

 

Até há pouco tempo, era comum na indústria o uso de bombas peristálticas como alternativa nos processos de dosagem, o que demandava a necessidade de manutenção frequente e grandes esforços de limpeza e esterilização. Com o novo sistema desenvolvido pela GEMÜ, é possível garantir a precisão e sanitariedade requeridas, com baixo custo de manutenção e alta segurança de processo.
Outra novidade técnica do setor farmacêutico hoje, voltada para produtos de alto valor agregado, como remédios contra o câncer, é o conceito “single use”. Trata-se de equipamentos como válvulas assépticas que são usadas uma única vez. Se o fato de serem descartadas após o uso traz um estranhamento inicial, por outro lado, é possível economizar nos processos de limpeza de todo o sistema. “Nenhum microrganismo pode permanecer nos tubos e válvulas. É uma garantia de segurança total”, completa Mösl.

 

 

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.
Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França e EUA. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes.

 
EDIÇÕES VR DO BRASIL