Publinota
Croda anuncia duas novas parcerias
O intuito é de impulsionar sistemas de entrega sustentáveis para a indústria farmacêutica

A Croda International Plc (Croda) anunciou recentemente a assinatura de dois novos acordos de parceria, visando auxiliar a indústria farmacêutica a avançar em direção a uma cadeia de suprimentos mais sustentável para adjuvantes de vacinas.
A primeira parceria consiste em um contrato de licença exclusiva com a Amyris, uma empresa líder em biologia sintética. Essa parceria tem como objetivo o fornecimento de esqualeno de grau farmacêutico, derivado de biotecnologia, que é utilizado em adjuvantes para potencializar as respostas imunológicas. Diferentemente do esqualeno tradicionalmente obtido do fígado de tubarões, o esqualeno sustentável da Amyris é derivado da cana-de-açúcar, oferecendo uma molécula idêntica e com uma pureza ainda maior.

A segunda parceria envolve a Botanical Solutions Inc (BSI) e tem como objetivo a produção do adjuvante de vacina QS-21 de grau farmacêutico sustentável, permitindo o desenvolvimento de sistemas adjuvantes inovadores para novas vacinas. Atualmente, o QS-21 é obtido através da colheita de saboeiros maduros para extrair o QS-21 da casca. No entanto, o adjuvante fornecido pela BSI é derivado do cultivo de tecidos vegetais, proporcionando uma abordagem mais sustentável. Daniele Piergentili, presidente de Life Sciences na Croda, expressa seu entusiasmo: "Nossas parcerias com a Amyris e a BSI estão perfeitamente alinhadas com o compromisso da Croda em ser o fornecedor mais sustentável de ingredientes inovadores em nossos mercados em crescimento, assim como com nossa estratégia para Croda Pharma, “Empowering biologics delivery”. Nossa ambição é fornecer aos produtores de vacinas os sistemas adjuvantes mais adequados para maximizar a eficácia de seus antígenos. Essas tecnologias de origem sustentável são uma extensão perfeita para nossa ampla linha de adjuvantes de vacinas cGMP, e estamos entusiasmados em utilizá-las globalmente com nossos clientes”.

Nos termos do primeiro contrato, a Amyris será responsável pela fabricação e fornecimento de esqualeno para a Croda. A Croda, por sua vez, licenciará a tecnologia da Amyris para a sua distribuição e comercialização como excipiente ou como ingrediente em produtos formulados para uso em vacinas humanas e veterinárias, sistemas de entrega de ativos ou sistemas de entrega de ácidos nucleicos. Além disso, a Croda aproveitará de sua experiência com a fabricação GMP na indústria farmacêutica, para acelerar a comercialização de produtos à base de esqualeno para seus clientes.
John Melo, presidente e CEO da Amyris, comentou: "Estamos entusiasmados em estabelecer uma parceria com a Croda para expandir o acesso ao nosso esqualeno sustentável. Atualmente, a Amyris fornece 70% do mercado global de esqualeno, salvando 2,7 milhões de tubarões por ano. Com a parceria da Croda, acreditamos que podemos ter um impacto semelhante no mercado de vacinas.”

O contrato de licenciamento com a Amyris vem acompanhado da notícia de que a Croda também estabeleceu um contrato de colaboração estratégica com a BSI, visando construir um processo de suprimentos sustentável e escalonável para o QS-21. O QS-21 é um potente adjuvante de vacinas utilizado em diversos sistemas adjuvantes inovadores, possibilitando o desenvolvimento de vacinas contra doenças como herpes zoster, malária e tuberculose, bem como novas vacinas terapêuticas promissoras e tratamentos de imunoterapia, incluindo aqueles voltados para o tratamento oncológico.

A BSI desenvolveu uma nova tecnologia para o cultivo de Quilaja Saponaria, que permite a produção de QS-21 em condições laboratoriais. Essa abordagem proporciona a fonte mais sustentável de QS-21, utilizando cultura de tecidos vegetais em contraste com os métodos convencionais que envolvem a colheita de árvores maduras para extrair QS-21 da casca.
Segundo Gaston Salinas, CEO da BSI, "A BSI e a Croda Pharma são parceiras naturais, pois compartilhamos o mesmo objetivo e visão de superar as barreiras que têm impedido a adoção em larga escala do QS-21 para o desenvolvimento de vacinas altamente eficazes. Por meio dessa parceria impressionante, nosso objetivo é fornecer quantidades em quilogramas do QS-21 sustentável com certificação GMP (Good Manufacturing Practice).”

Esses anúncios estão em sintonia com a estratégia da Croda Pharma – Empowering biologics delivery – e seguem alinhadas com as notícias sobre investimentos realizados no início deste ano para expandir as suas capacidades de fabricação global, a fim de viabilizar a próxima geração de vacinas e medicamentos terapêuticos.

Croda Pharma

A Croda Pharma é a líder mundial em excipientes farmacêuticos, adjuvantes de vacinas e ingredientes de alta pureza para aplicações humanas e veterinárias. Estamos comprometidos em impulsionar a próxima geração de sistemas de entrega de ativos através de nossas plataformas: Small Molecule Delivery, Protein Delivery, Nucleic Acid Delivery e Adjuvant Systems. Oferecemos um portfólio amplo de produtos para atender às necessidades de nossos clientes no desenvolvimento de formulações.

Com uma linha de ingredientes de alta pureza em constante expansão, apoio técnico especializado e experiência regulatória, estamos preparados para atender às demandas mais requisitadas da indústria farmacêutica. Para mais informações, visite www.crodapharma.com


Sobre a Amyris
A Amyris (Nasdaq: AMRS) é uma empresa líder em biotecnologia sintética, que está impulsionando a transição dos mercados Clean Health & Beauty e Flavors & Fragrances para ingredientes sustentáveis. A empresa utiliza a fermentação e sua plataforma de tecnologia proprietária Lab-to-MarketTM para desenvolver esses ingredientes. Essa plataforma combina aprendizado de máquina, robótica e inteligência artificial avançada, permitindo que a Amyris leve inovações rapidamente ao mercado em escala comercial. Os ingredientes da Amyris são utilizados em mais de 20.000 produtos de grandes marcas em todo o mundo, alcançando mais de 300 milhões de consumidores. Além disso, a empresa também possui e opera uma variedade de marcas de consumo em constante evolução, para atender à crescente demanda por produtos sustentáveis, eficazes e acessíveis.
Para mais informações, visite http://www.amyris.com.

 

Sobre a Botanical Solution Inc. (BSI)
A BSI, uma corporação com sede em Delaware-EUA, possui uma plataforma proprietária de P&D para a produção verdadeiramente sustentável e aprimorada de Materiais Botânicos Avançados (Advanced Botanical Materials - ABM) consistentes e de alta qualidade. O ABM-01 é o primeiro produto da linha ABM desenvolvido pela empresa, com base em uma planta cultivada em tecido conhecida como Quillaja saponaria. O ABM-01 é o ingrediente ativo utilizado em dois produtos de destaque: o biopesticida Quillibrium® da BSI e o adjuvante QS-21, utilizados no desenvolvimento de vacinas modernas com padrão-ouro.
Para mais informações, visite www.botanical-solution.com
Para mais informações, entre em contato: Jennifer Ward-Trickey Corporate Communications Manager Jennifer.Ward-Trickey@croda.com +44 (0)1405 864832

 
EDIÇÕES VR DO BRASIL